segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Beleza rara

A moda é transitória. E assim como a moda, os conceitos de beleza também possuem essa característica, ou seja, o que se considera atraente em uma mulher, não dura para sempre.As tendências se modificam com extrema velocidade e isso implica tanto no modo de vestir como também na beleza.
O padrão de beleza mudou muito nos últimos tempos. Na época do Renascimento o padrão “gordinha” era sinônimo de beleza pois demonstrava que a mulher era saudável e sua família de posses. Na Idade Média, a ideia de fertilidade, trazia uma mulher de quadril largo e ventre avolumado.
A algum tempo atrás, beleza era um conceito muito mais amplo, que incluia aspectos como inteligência e conduta. Mas nas últimas décadas parece que esse conceito encolheu, murchou, e hoje em dia beleza está cada vez mais ligada somente a aparência física.
Mas, a realidade atual é que a beleza, assim como a moda, está relacionada a padrões de magreza impostos pela indústria da moda, da mídia, a fim de atender as necessidades do “vender mais”.
Como conseqüência desse novo padrão de beleza, uma busca pelo corpo perfeito tem levado muitas mulheres a tomar atitudes drásticas. Além das cirurgias plásticas realizadas sem qualquer motivo, meninas estão desenvolvendo cada vez mais cedo doenças como aneroxia e bulimia. Blogs e sites dão dicas de como ficar mais magras. As meninas se comunicam através desses ou de outros sites como os de relacionamento incentivando uma a outra a comer cada vez menos.
Querendo ou não, a culpa disso é de empresas de moda que padronizam a aparência que elas próprias julgam como mais adequada, ou dentro da moda, fazendo com que a sociedade, através dos meios de comunicaçãoa aceitem isso como sendo uma regra, tendo tais consequencias.
Deixando um pouco a questão saúde de lado, a questão que permanece é: existe realmente um padrão de beleza? Portanto, valorize seus pontos fortes, melhore o que é possível melhorar dentro das suas condições físicas, psicológicas e materiais, afinal, a beleza quem faz somos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário